O que é Marketing de Conteúdo?

Sabe quando você participa de um evento ou uma festa, conhece novas pessoas e o bom papo acaba em uma amizade? E com o passar do tempo surge uma oportunidade de negócio entre ambos? Muito bem, esse episódio pode ser analisado dentro do conceito do networking: “troca de informações e conhecimentos em uma rede de contatos, termo muito usado no contexto empresarial”. O mais importante deste fenômeno é que trata-se de uma ação bilateral, onde haja reciprocidade e benefícios mútuos.

 

No ambiente da internet, uma forma de potencializar o crescimento contínuo do networking é através das técnicas do  Marketing de Conteúdo, uma metodologia que formula, divulga e publicita conteúdos, cujo conceito mais utilizado no mundo é de autoria do estadunidense Joe Pulizzi, fundador do Content Markeing Institute:

 

“Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.”

 

A base da estratégia consiste em criar informações valiosas continuamente a um público-alvo específico, levando soluções a problemas, desejos ou necessidades que tenha, estabelecendo uma proximidade com os visitantes e, ao longo do tempo, confiança, até que seja possível apresentar uma intenção comercial direta. No entanto, a premissa é gerar a oportunidade do networking e fortalecê-lo em troca de conteúdos úteis e relevantes. Estes podem ser publicados tanto no ambiente on-line, em formatos de artigos, vídeos, e-books, posts, webinars, quanto no off-line, em revistas impressas, folders, eventos presenciais.

 

A mágica consiste em fidelizar um target específico de maneira orgânica (espontânea, sem investimentos de patrocinados)

e reter a audiência com a qualidade dos materiais ricos criados.