Blog

ROGÉRIO REZENDE

Notícias sobre empreendedorismo, Marketing Digital e Conteúdo, Inovação, tecnologia, desenvolvimento humano e notas sociais de Goiás

Principais tendências no Marketing Digital para 2020

No final de 2019, fui convidado para entrevista ao Programa Belíssima, para falar sobre as principais tendências no Marketing Digital para 2020. Para tanto, elaborei perguntas e respostas, a fim de dar uma direção à apresentadora Belinha. O material ficou muito bom, por isso, posto aqui a sequência das perguntas. Aproveitem, pois filtrei as principais tendências, em diversas fontes.

1. Qual é a maior novidade para o ano que vem?


O aumento da presença digital das pequenas e médias empresas na internet. O crescimento do número de usuário da Internet no Brasil, e mais recentemente o crescimento dos acessos através de dispositivos móveis, coloca o marketing digital como uma imposição para empresas de todos os tamanhos, principalmente diante da necessidade de gerar novos negócios e buscar novas oportunidades.

O mais interessante é que essas empresas vão apostar investir em um departamento próprio pra isso, vão começar a aprender como se faz. Portanto, os produtos de EAD serão mais impactados que o ano de 2019.


2. Como as empresas devem se preparar para disputar clientes pela internet?


A minha orientação seria na busca de consultorias digitais, para que tenham uma estruturação do núcleo de marketing de maneira mais acertiva, sem gastos desnecessários, principalmente, no que concerne a capacitação de profissionais. Tudo deve ser muito bem planejado, para que os investimentos feitos não sejam abocanhados por um concorrente na espreita.


3. Qual o fator decisório para o cliente optar em comprar de uma empresa?


A frase que resume o comprador da era digital é a seguinte: a experiência é mais importante que o produto. A venda é realizada sem intermediários e a palavra chave é inovação.


4. E as redes sociais, vão crescer?


Na sequência eu faço outra pergunta: onde está a atenção da maioria das pessoas hoje?! Por que? As respostas são: nas redes sociais, porque a atenção de todos está lá.


5. Os digital influencers vão crescer ou foi só fogo de palha?


Acredito que será mais difícil ganhar seguidores para quem não identificar o conteúdo certo para um nicho específico de usuário. A tendência é a produção de conteúdos altamente relevantes para o aumento de seguidores, pois a brincadeira acabou, agora o jogo é de gente grande. E quem já conta com um bom engajamento irá conseguir monetizar mais facilmente, pois a opinião dos digital influencers terá um grande peso na decisão de compra do consumidor.

6. É possível uma empresa ficar fora do ambiente digital nos dias de hoje?


Existe uma frase dita pelo gênio da informática Bill Gates, que diz: "Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”. Se “o cara” disse isso, quem somos nós pra duvidar?!

10 visualizações